sexta-feira, 5 de junho de 2015

Prem Baba - "Perfeccionismo"



Pergunta do participante: Querido Guruji, há muitos anos tenho o mesmo problema, não importa o que eu faça ou deixe de fazer, minha esposa me passa o sentimento de que estou sempre errado ou de que o que eu faço não é bom o suficiente. É a única pessoa que me causa esse sentimento; fora isso sou bastante social, gosto das pessoas e não tenho problema de relacionamentos. Que faço para mudar esse padrão?

Prem Baba: Talvez mudar de esposa. (risos) Talvez seja a solução, mas pode ser que você só troque seis por meia dúzia. Você tem aqui um sinal. Se é um problema que se repete ao longo da sua vida, está querendo lhe dizer algo. Essa esposa tem o poder de acordar essa sua autocrítica.

Tem um poder de acordar esse sentimento de impotência. Acorda esse perfeccionismo, que é um tirano cruel que está sempre exigindo de você algo que você não tem para dar. Quem em você tem essa necessidade tão grande de acertar para ela? Quem em você se sente tão ameaçado e não pode correr o risco de sair da linha, nem que seja um centímetro? Quem em você tem tanto medo de perder o amor dessa mulher? Quem em você tem que pagar esse preço tão alto de deixar de ser quem você é para agradar a ela? Quem em você tem que pagar esse preço de sustentar uma máscara para poder conseguir ser amado? É claro que quando esse amor chega, ele não lhe satisfaz, porque não vem de graça. Mas se você tem que pagar o alto preço de fingir ser uma coisa que você não é para ser amado, você fica com muita raiva e mais raiva ainda de se ver tão dependente.


Então, tirando todo o romantismo, essa mulher é o seu melhor material de escola. E você não deve se distrair com o material de escola, você deve se ocupar com o estudo que o material está proporcionando. Essa é uma porta de entrada para o seu inconsciente. Isso vai te ajudar a entrar em contato com os cantos da sua alma que precisam de luz. Esse canto escuro significa que você está identificado com a sua criança ferida. Estando identificado com a criança ferida você está preso a uma imagem, a um sistema de crenças, e as crenças são como lentes coloridas que distorcem a percepção da realidade. Então, com certeza você está projetando alguém na sua esposa e é essa projeção que está fazendo essa situação se repetir.


Se você consegue não identificar-se desse aspecto em você que tem tanto medo de errar, talvez ela deixe de criar situações para você se sentir errado, porque é como um cabo de guerra. As duas pessoas estão puxando. Você puxa para um lado e ela para o outro. Você não pode esperar que ela interrompa essa guerra, que ela se transforme. É você que precisa se autotransformar, que precisa se libertar dessa necessidade de ter que agradar para poder ser amado. Quando você se libertar dessa necessidade de agradar, você solta a corda e vamos ver o que acontece. Pode ser que ela também se transforme e deixe de apontar seus defeitos. Pode ser que vocês continuem ainda juntos e possam encontrar novas razões para estar juntos e continuar crescendo no amor. Ou pode ser que você descubra que precisa outra pessoa. Mas não faça isso simplesmente para fugir do sofrimento porque você vai encontrar a mesma pessoa em outro corpo.


Esse ponto precisa compreensão para que, aos poucos, você ilumine a gratidão. Quem em você precisa agradar para ser amado? Quem está acusando o outro pelo fato de não ser capaz de relaxar e não se sentir errado? Porque às vezes você está tão viciado nisso, que só o fato do outro piscar já faz você se sentir errado. O outro respira mais forte e você já se sente errado. Independentemente do que o outro esteja fazendo, se está realmente fazendo algo objetivamente para que você se sinta errado, dizendo que você é um estúpido que não sabe fazer nada certo, ou se faz isso de forma sutil, ou não está fazendo nada e é você que está imaginando tudo – o que importa é o que você está sentindo, e você está se sentindo errado.



Quem em você precisa essa aprovação da mulher? Quem em você está se sentindo errado? Você precisa dessa aprovação para se sentir inteiro? Precisa da aprovação dela para poder ter a liberdade de ir e vir? Você está dando a ela a chave da sua liberdade. Você deve ter muita raiva dessa mulher. Você precisa entrar em contato com essa raiva. Quem é essa mulher? Quem é em você que precisa dessa aprovação e precisa agradar? E quem é essa que precisa te dar essa aprovação e esse amor?


Esse é o trabalho de auto investigação, de cura e transformação a que me refiro. São esses os cantos escuros que precisam ser iluminados. Enquanto você está identificado com esse eu que precisa de aprovação, precisa agradar, você vai acreditar que tem razão para acusar, para reclamar, para se sentir uma vítima indefesa. Você vai se sentir injustiçado, não terá espaço para a gratidão e ficará sempre na esfera inferior, sempre preso aos quadrantes inferiores da consciência que às vezes chamamos de inferno. Ou no inferno do orgulho, da luxúria, da ira, etc. Percebe como a gratidão é de fato a frequência de luz que possibilita a ascensão?


Conforme você vai se aprofundando nesse processo de auto investigação, vai abrindo espaço para que a sagrada compreensão lhe visite e você entende todo esse sistema projetivo que está gerando o sofrimento. E aí você se liberta dessa identificação e começa realmente a poder olhar o copo meio cheio ao invés de meio vazio. Começa a ter razões para agradecer, mesmo que as coisas não tenham sido a princípio do jeito que você tinha esperado. Como há poucos dias alguém disse para mim: “Um ladrão veio e roubou minha moto, na guest house”. Ele veio para o satsang e sentiu uma confiança tão profunda, uma gratidão e entrega tão profundas, entrou em um estado de graça tão profundo, que pode agradecer ao ladrão por ter levado a moto dele. E quando entrou nesse espaço de gratidão, a polícia encontrou a moto e a devolveu.


Para ele nem tinha mais sentido ter ou não a moto. Não era a moto o problema, na realidade isso foi só um jogo divino, um lila para acordar essa gratidão. Às vezes muitas situações que nos surgem são desagradáveis em um primeiro momento, mas às vezes elas contêm infinitas possibilidades de crescimento. Quando você pode vibrar nessa gratidão tão profunda, você também tem essa visão das infinitas possibilidades. A gratidão lhe coloca no campo das infinitas possibilidades. Tudo é possível, e quando você se estabiliza nessa frequência de luz, você não julga mais as coisas; sua mente se torna equânime. Você não julga mais se o dia está ensolarado ou se está nublado. Isso é o que é. Roubaram a moto; ok, roubaram a moto. Trouxeram a moto de volta; ok, trouxeram a moto de volta. Você continua o mesmo. A gratidão lhe liberta do julgamento e da comparação. Vamos ficar com isso.


Abençoado seja cada um de vocês. Que possamos abrir caminho para a gratidão.


Até o nosso próximo encontro.


Namastê


Autor: Prem Baba

Fonte secundária: Trabalhadores da Luz
Veja mais Prem Baba Aqui