sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Gustavo Tanaka - "7 Dicas pra deixar a vida mais fácil E deixar 2016 mais fácil que 2015" - 02/01/2016



Eu sempre achei viver um negócio muito difícil.

Primeiro eu tentei seguir o que as pessoas me diziam que era o certo. Segui o caminho da sociedade. Aquela história que você já deve conhecer. Estudar bastante, tirar boas notas, entrar numa boa faculdade, conseguir um bom emprego, ganhar um bom dinheiro e ser feliz. Mas eu vi que não era bem assim.


Depois eu comecei a achar que era possível descobrir quais eram as regras desse jogo. E tão logo descobrisse, a vida ficaria fácil. Mas por mais que lia e buscava, parecia que não era possível descobrir essa combinação secreta. Então eu desisti de tentar entender. Mas mais que isso. Eu desisti de tentar controlar a minha vida. Eu aceitei que não tenho controle de nada. E a vida foi, curiosamente, ficando mais fácil.


Aí eu fui fazendo algumas coisas que iam contra tudo o que eu havia aprendido. E elas foram deixando a vida mais fácil. Compartilho aqui com vocês.


1 - Confiar nas pessoas


Dá muito mais trabalho desconfiar que confiar. Confiar é muito simples. É muito fácil. É só acreditar na palavra das pessoas. É não conferir o troco. Não pensar que alguém pode te roubar ou te passar a perna o tempo todo. Eu comecei a confiar cada vez mais. E pude ver quanto de energia me sobrava. Desconfiar dos outros é um desperdício de energia.


2 - Aceitar o que te oferecem


Quando alguém te oferecer uma ajuda, aceite. Quando alguém te der algum presente, aceite. Coloque o aceitar como comportamento padrão. Eu gosto de pensar que as coisas que recebo são obras do universo me retribuindo pelo que faço a outras pessoas. Então eu sou merecedor de todas elas. Tem gente que recusa tudo, não aceita nada e quer ser independente em tudo. Eu acho que não somos seres independentes. Somos interdependentes e não é demérito nenhum precisar de outras pessoas. Loucura é achar que é possível passar por essa jornada sozinho.


3 - Não ter medo de perder dinheiro


A mesma energia que você gasta para abrir mão do dinheiro é a que cria a resistência para o dinheiro vir até você. Eu entendi que dinheiro é apenas energia em circulação. Então, quanto mais livremente eu deixar circular, mais facilmente vai vir. Quando me libertei do medo de perder dinheiro, minha vida ficou mais fácil, porque isso é uma das coisas que mais ocupam a nossa mente. Tudo bem que eu tive que perder tudo o que tinha para aprender isso. Mas você não precisa. É só começar a mudar mentalidade e ir se libertando aos poucos.


4 - Não estabelecer metas


Eu sei que tem gente que vai ficar maluco com esse tópico. Mas estabelecer metas sempre deixou minha vida mais difícil. Quando você estabelece uma meta, você acha que é obrigado a cumprir. E quando você é obrigado a cumprir algo que você mesmo determinou, é como se você mesmo estivesse se escravizando. Você passa a ser um escravo de si mesmo. Não ter metas me faz acompanhar o fluxo. Nem sempre as coisas saem como eu quero e no momento em que eu quero. Eu aprendi a respeitar isso.


5 - Não tentar agradar os outros


Eu sempre me importei muito com a opinião dos outros. Era uma constante na minha vida. Às vezes inconscientemente, outras vezes intencionalmente. Mas o que as pessoas iam pensar de mim sempre passava pela minha cabeça. Obviamente que isso ocupava um espaço gigantesco na minha mente e me causava um desperdício de energia. Hoje eu não penso no que os outros vão dizer. O que os outros pensam de mim é problema deles e não é da minha conta.


“Mas e se alguém ficar chateado ou triste com o que você fizer”?


Eu penso que se a pessoa se sentir mal com algo que eu fizer, é porque ela te assuntos que precisa resolver com ela mesma.


E como estou consciente das minhas ações, eu sei que nunca quero o mal a ninguém. Então se uma pessoa se chatear comigo, eu me sinto tranquilo por saber que não tive a intenção e por isso, não preciso me martirizar, nem me sentir mal.


6 - Abrir mão de ter razão


Esse é um dos maiores motivos de discórdia entra as pessoas. Felizmente eu aprendi cedo a lidar com isso. Logo que comecei a trabalhar, um antigo chefe me pegou numa discussão no trabalho porque eu insistia na minha opinião. Ele me disse:


“você quer ser feliz ou quer ter razão?”


Como eu sempre quis ser feliz, eu desisti de ter razão em tudo. Nem sempre as pessoas vão concordar comigo. E eu nem quero que elas concordem. Se tudo mundo pensasse igual, o mundo seria muito chato.


7 - Não se arrepender de nada


Nada acontece por acaso. Tudo acontece como tem que acontecer. E se aconteceu desse jeito, é porque tinha que ser assim. Eu me arrependia de tudo que fazia. Sempre saia com a impressão de que poderia ter feito melhor, ou de outra maneira. E isso me consumia MUITO.


Ficar se lamentando do que você já fez é a formula para a infelicidade.


Quando eu parei de me arrepender e aceitei que tudo acontece por um motivo que eu talvez desconheça, minha vida mudou. Eu parei de viver no passado. E me sobra mais tempo pra viver no presente. O que é muito mais legal, por sinal.

------------------------------------------------------------------------------------

Como eu sempre digo, não tomem isso como verdade. Não são leis universais e nem uma fórmula para o sucesso, para a felicidade ou muito menos para a longevidade.

São apenas coisas que eu observei na minha vida e eu estou compartilhando aqui pra talvez ajudar aqueles que estão achando a vida muito difícil.

Gustavo Tanaka 


Autor: Gustavo Tanaka 
Autor do Livro "11 Dias de Despertar"

Veja mais Gustavo Tanaka Aqui