domingo, 10 de maio de 2015

Você sofre de ansiedade?



Perceba que quando você tem um pensamento de medo, de aflição, de ansiedade, as frases em sua mente começam com um Se...

Comece a identificar as frases como “Se eu perder meu namorado, se meu marido me trair?” “Se eu não passar no exame?” “Se eu não conseguir esse emprego?”

Você sofre de ansiedade? Vive com a mente agitada, preocupado e aflito com o futuro? Está sempre pensando que algum acidente pode acontecer com seus familiares? Tem a sensação de que algo de ruim pode acontecer a qualquer momento?

Já percebeu como sua respiração fica acelerada e o coração bate mais forte quando alimenta esses pensamentos e essas emoções? Não pense que só você já sentiu isso. Todos nós, envolvidos na vida moderna e apressada, já passamos por isso. É humano e natural sentir isso.

O problema é quando esses sintomas se instalam em situações cotidianas, sem um motivo aparente. Quando a ansiedade se torna como uma “gaiola emocional”, como uma prisão interna que limita, tolhendo as iniciativas e o prazer de viver livremente.

Para a preservação e evolução, o ser humano, através dos tempos, se defendeu sentindo medo e agitação para tomar as atitudes de se defender ou lutar. Hoje não temos mais o perigo de um animal selvagem nos atacar a qualquer momento, mas alguns acham que um perigo pode ocorrer entre o agora e o daqui a pouco. Vivem com medo da violência, dos ladrões, do que pode lhes acontecer.

Muitos assumem compromissos e tarefas além de suas possibilidades. Exigem muito de si mesmos com cobranças e perfeccionismo. Vivem correndo contra o tempo, apressados, com horários rígidos para tudo. Antecipam as situações, vivendo com muitas expectativas. E, com certeza, o estresse se instala, podendo se agravar para transtorno de ansiedade, fobias e até a síndrome do pânico.

Passam a ter sintomas fisiológicos como falta de ar e taquicardia; sintomas comportamentais, quando evita certos lugares e pessoas (como elevador, viajar de avião, ir a shoppings); sintomas psicológicos, com sentimentos de inquietação.

Viver desse modo, sempre sob tensão, tira a paz de espírito e equilíbrio, atrapalha os relacionamentos, a vida familiar, a habilidade no trabalho, alegria dos momentos de lazer.

O que fazer? Como mudar esses sintomas físicos, psicológicos e essas emoções negativas?

Compreenda que tudo começa na mente. Em cada palavra, em cada frase, em cada pensamento.

Pensamentos de medo, aflição e ansiedade começam com "Se".

Perceba que quando você tem um pensamento de medo, de aflição, de ansiedade, as frases em sua mente começam com um Se...

Comece a identificar as frases como “Se eu perder meu namorado, se meu marido me trair?” “Se eu não passar no exame?” “Se eu não conseguir esse emprego?” “Se eu não conseguir me expressar bem nessa reunião?” “Se eu ficar corado de vergonha, tímido, sem palavras?” “Se eu perder meu emprego?” “Se eu ficar doente com câncer?” Se um acidente acontecer com meu filho nessa viagem do colégio?” “Se uma tragédia acontecer comigo ou com minha família, ou com o planeta Terra?”. “E se... E se...”.

Na maioria das vezes, a mente negativa, cria essas armadilhas com pensamentos que atemorizam, que descontrolam as pessoas.

Para começar a mudança interior, para ter controle sobre essa conversa interior, é preciso fazer a identificação desses pensamentos. Perceber que as possibilidades de acontecer esses pensamentos negativos são pouco prováveis.

O primeiro passo para uma transformação verdadeira é observar esses pensamentos negativos. É identificá-los.

Para mudá-los é importante racionalizar esses pensamentos, desmontando cada pensamento de antecipação, cada pensamento de ansiedade com discernimento e argumentos reais.

Questione o pensamento negativo.

Não acredite nessa mente inimiga. Duvide desses pensamentos. Questione essas dúvidas, esses medos e fobias.

Com a prática de questionar cada pensamento negativo que surgir, você vai adquirindo uma mente clara e calma. E desse modo, pode avaliar melhor quais as reais probabilidades desses pensamentos serem coerentes com a realidade.

Outros passos importantes: Descubra sua capacidade, seu valor. Melhore sua autoestima acreditando mais em você mesmo. Aprenda a viver o momento presente, sem ter previsões assustadoras pelo futuro.

Pratique esses ensinamentos e perceba como é bom desfrutar de sua vida diária, sem estresse, com prazer e tranquilidade. Fique em paz!

Emilce Shrividya Starling 



Autor: Emilce Shrividya Starling 

Fonte: https://universonatural.wordpress.com
Veja mais Artigos Aqui