segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Gustavo Tanaka - "Tudo bem se você largar a faculdade"


Imagem achada nesse Blog Aqui. Aliás, ótimo post! 

Talvez você tenha ouvido por aí que é imprescindível ter um diploma.

Será mesmo?

Eu escrevi uns dias atrás um texto dizendo que você não nasceu para ter um emprego.

Pra que serve mesmo um diploma?

Resposta: Para conseguir um emprego.

Ué, mas se eu não nasci para ter um emprego, por que ter um diploma para conseguir emprego?

Bingo!

Eu sou um cara de muita sorte. Faço parte de uma minoria bem minoria mesmo que conseguiu cursar uma faculdade pública e não gastar com faculdade.

Eu me formei em administração na USP.

E a faculdade onde você se formou é uma das maiores ilusões mentais que existem.

Vou construir aqui minha lógica de porque tudo bem se você largar a faculdade.

1 - Eu aprendi muito pouco na faculdade.

Entrei no mundo corporativo com 18 anos e no segundo dia de trabalho, já deu pra ver que o estudo teria que ficar em segundo plano.

Como a maioria dos estudantes universitários, eu passei na maioria das matérias sendo ajudado pelos meus amigos (pra dizer o português claro, colando ou pegando carona em trabalhos em que fiz muito pouco)

Me arrependo disso, obviamente. Tem muita coisa que poderia ter aprendido e perdi a oportunidade. Mas trabalhar e estudar ao mesmo tempo é desumano.

2 - Ninguém nunca me pediu meu diploma

Nunca tive que mostrar meu diploma pra ninguém. Na verdade, pensando enquanto escrevo, acho que nunca retirei meu diploma na faculdade.

O que prova que o diploma é uma ilusão mental a que a gente se prende.

3 - Eu nunca vou ser preso

Só pra matar aquele argumento de que quem tem curso superior não vai preso, ou tem regalias. Eu nunca vou matar, nunca vou roubar e não pretendo fazer nada que me leve à cadeia (talvez desafiar o sistema, mas isso é outra história)

4 - Eu não aprendi nada sobre empreendedorismo

Eu me formei numa das principais faculdades de administração e não tive uma matéria sequer sobre empreendedorismo. Acho que hoje já devem ter algumas, mas o ponto é que não ensinam a gente para a vida de verdade.

Aprendemos teorias. Não temos nada de vivência. Não desenvolvemos habilidades. E é de habilidades que precisamos, não de teoria. Teoria te faz replicar o velho. Te faz implementar o que os outros já fazem. O novo se cria descontruindo o seu pensamento e colocando suas habilidades a favor de um propósito.

5 - É muito dinheiro

Se você não teve a sorte de cursar uma faculdade pública, você deve gastar uns 2.500 reais (ou 6.000, sei lá). 2500 reais por mês são 30 mil reais por ano. Num curso de 4 anos são 120 mil reais.

Uma amiga minha viajou o mundo por mais de um ano com 60 mil reais (veja a história dela aqui). Ou seja, enquanto você está estudando na faculdade, você poderia ter dado a volta ao mundo duas vezes. Onde será que você aprende mais?

6 - O aprendizado de uma faculdade não é suficiente

Obviamente que você não sai preparado pra nada quando termina uma faculdade. Aí você precisa de uma especialização, uma residência, uma pós, um MBA, um mestrado, certo?

Hoje em dia já dizem que só ter um diploma não basta. Que é preciso ter no mínimo uma pós ou MBA.

Claro, quanto mais você precisar, mais vai gastar com ensino nas instituições.

7 - A maioria dos empreendedores que conheço não atua na área de formação

A maioria dos meus amigos empreendedores mudou de área. Vejo gente com formação incrivelmente distinta, fazendo trabalhos especiais em áreas totalmente diferentes das que estudaram na faculdade.

É normal.

Só porque você passou 5 anos estudando uma coisa, você precisa passar os próximos 50 fazendo a mesma coisa?

8 - O mundo mudou. A informação mudou.

A internet é incrível e está abrindo muita informação. Acho que hoje você pode aprender mais com Google, Wikipedia e Youtube que na maioria das faculdades.

Há muitos cursos online, cursos gratuitos, tutoriais. Gente do bem ensinando por prazer, ou pela simples vontade de compartilhar conhecimento. É com eles que podemos aprender mais. Esses são nossos verdadeiros professores.

Mas então ninguém deve fazer faculdade?

Não disse isso. Se você acredita que é importante, você deve fazer. Não existe certo ou errado, existe apenas o que você acredita.

Se você sonha em ser um executivo de multinacional, trabalhar numa grande agência de publicidade ou ter uma boa carreira, é importante que você faça uma boa faculdade.

Esse texto que escrevo é para aqueles que estão sofrendo com a faculdade. Seja com a decisão de entrar numa faculdade, ou por não conseguirem concluir o curso.

Algumas perguntas rápidas que respondo:

Estou na dúvida de qual curso fazer? Como escolher?

Faça o que tiver vontade. Não se cobre tanto pela escolha. Nenhuma decisão é eterna. Você pode entrar e sair. Você é livre. Você pode se formar em um curso e trabalhar em outra coisa.

O que você tem vontade de fazer hoje é provavelmente seu coração te guiando. Escute, aceite e acredite.

Se não estiver numa faculdade, o que devo dizer numa entrevista?

Diga a verdade. Que você não acredita no sistema educacional. Que você preferiu usar o tempo e o dinheiro para investir em você mesmo.

E se possível, evite entrevista. Você não nasceu para ter um emprego. Junte-se a um grupo e empreendam coletivamente.

Quero largar minha faculdade, mas ainda sinto que preciso aprender. O que faço?

Procure cursos livres, workshops, palestras, encontros, reuniões de grupo. Há MUITO conhecimento sendo compartilhado nesses eventos. É incrível isso.

Mas a faculdade não é importante para criar um networking?

O verdadeiro networking acontece quando você se une a pessoas que acreditam nas mesmas ideias que você. Quando você se conecta a pessoas que vêem o mundo da mesma forma que você.

E é mais interessante você se conectar a pessoas que tem bagagens diferentes do que se conectar a pessoas que tiraram a mesma nota que você no vestibular.

Esse texto é uma provocação para promover a reflexão de um conceito tão enraizado na nossa cultura.

Eu sou muito grato pelas oportunidades que tive. Com certeza me ajudaram muito, especialmente no começo da minha carreira. Na faculdade conheci alguns dos meus melhores amigos.

Mas o lance é que nada disso é indispensável. Existem inúmeros caminhos fora da faculdade. E cada vez mais excelentes. Por isso eu acho que tudo bem se você largar a faculdade.


Autor: Gustavo Tanaka - Autor de "11 Dias de Despertar"

Veja mais Gustavo Tanaka Aqui