segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Gustavo Tanaka - "Você não precisa saber 'como' - Sobre como começar qualquer coisa" - 23/01/2016



Eu nunca fui quem eu gostaria de ser. Na verdade eu nem sabia quem eu gostaria de ser. Eu tinha algumas ideias aleatórias. Na verdade, muitas ideias aleatórias. Só que eu não fazia ideia do que fazer com essas ideias. Na verdade eu nem sabia por onde começar.

Como eu iria fazer para tirar as ideias do papel? Como fazer para resolver as minhas questões pessoais? Como fazer para conseguir dinheiro? Como fazer para juntar pessoas? Como fazer para ter credibilidade? Como descobrir meu propósito? Como ser quem eu sou de verdade? Como… Como… Como?

Acho que minha vida sempre foi um punhado de "comos".

Até que eu parei de perguntar "como". E comecei a fazer sem saber como.

Acho que a pergunta "como?" é um dos grandes males da nossa sociedade.

Todo mundo quer saber "como". Todo mundo quer a fórmula do sucesso. Todo mundo quer a resposta para resolver todos os problemas. Todo mundo quer o passo a passo para uma vida feliz. E acha que essa resposta vem do "como".

Hoje eu entendo o "como" como sendo uma barreira. No momento em que você pergunta "como" você constrói uma barreira de dúvida e passa a duvidar se é realmente possível aquilo que você acredita.

Eu parei de perguntar "como" e simplesmente saía fazendo. E as coisas davam certo.

E o que eu aprendi com isso?

Que a gente não precisa saber "como". A gente só precisa começar. Quando você começa, as coisas simplesmente vem.

É tipo quando você vai falar. Antes de começar uma frase, você não sabe todas as palavras que vai dizer. Sabe apenas as primeiras. E de repente você está falando sem parar, um monte de palavras que se encaixam e expressam o que você quer dizer.

Na vida é a mesma coisa. Apenas comece.

A gente tem essa ideia de pensar nas coisas como começo, meio e fim. Mas isso não existe. Não existe o meio nem o fim. Só existe o começo. Todo dia é dia de começar.

Alguns exemplos:

"Como acabar com as dívidas?"

Você tem uma dívida de 50 mil reais. Mas não tem o dinheiro para pagar e nem sabe como conseguir.

Comece pagando 100 reais.

Venda alguma coisa que tem na sua casa. Um violão parado, uma televisão que você não assiste mais, roupas que você quase não usa. Venda qualquer coisa pra fazer você levantar 100 reais.

Esse movimento vai fazer você se lembrar de mais coisas que pode vender.

E de repente você vai ver que conseguiu levantar mais de mil reais. E aí o mil vira 5 mil, 10 mil e sem notar você vai ter oportunidade de quitar sua dívida.

"Como começar um novo negócio?"

Comece contando sua ideia pra alguém. Compre o domínio do site. Faça um site tosco no Wix ou Wordpress. Coloque um post no Facebook dizendo que você tem um novo negócio.

Tanto faz o que você vai fazer. Você só tem que começar.

Quando você se coloca em movimento, o natural vai ser você continuar. Você não vai fazer e parar.

E o universo vai te dar o feedback na forma de pessoas comentando, respondendo e te dando mais ideias e oferecendo ajuda.

"Como montar um time?"

Comece contando sua ideia. Fale que vocês vão dividir tudo igual.

Elimine as barreiras antes de começar. Chame qualquer pessoa.

Você sozinho não é ninguém.

Você não precisa escolher o melhor time do mundo. Você não precisa ter CNPJ. Pessoas vão entrar e vão sair. Você só precisa começar.

"Como descobrir meu propósito?"

Comece fazendo um monte de coisas. Ficar em casa pensando em como descobrir o propósito não vai te fazer descobrir.

Sair fazendo um monte de coisa diferente vai te colocar em contato com um monte de coisa diferente e aí do nada, você vai saber que é aquilo que você quer fazer mais.

Comece a sair de casa só.

"Como ser mais saudável?"

Não fique buscando o método infalível. Comece qualquer coisa. Comece qualquer dieta. Comece qualquer atividade física. Comece fazendo yoga em qualquer lugar. Comece a correndo em qualquer rua.

Apenas comece. No meio do caminho você vai aprendendo. No meio do caminho você vai recebendo os feedbacks e vai aprendendo.

Não sou um irresponsável dizendo pras pessoas fazerem qualquer coisa e enlouquecer.

Ficar em casa pensando "como" é que é enlouquecer.

Eu falo pelo que aconteceu comigo.

Eu jamais conseguiria prever o que aconteceu na minha vida. Jamais conseguiria saber por antecipação como minha vida se transformaria tanto.

Eu só fui lá e comecei.

Ação é movimento. Movimento gera energia. Energia te dá força. Força te dá esperança. E a esperança te dá vontade de viver.

Vai lá e começa.

Você não precisa saber como.


Autor: Gustavo Tanaka 
Autor do Livro "11 Dias de Despertar"

Veja mais Gustavo Tanaka Aqui