quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

O que é EFT? - Técnicas de Liberação Emocional



As Técnicas de Liberação Emocional (EFT) são um processo de psicologia energético, desenvolvido por Gary Craig , que funciona com o sistema energético corpo-mente eliminando todo tipo de problemas emocionais, mentais, físicos e espirituais.

Comumente se descreve o EFT como acupuntura emocional, técnicas de auto-ajuda muito poderosas para libertar medos, ansiedades, dor, bronca, adições e problemas físicos. Com estas técnicas você poderá solucionar muitos problemas rapidamente. Você a pode aplicar onde queira e não precisa ser um profissional.

Estas técnicas de auto-ajuda você a pode utilizar por si mesmo, no entanto, há alguns casos mais complexos como traumas e outros casos com os quais seria conveniente consultar um expert.

Como funciona as técnicas de liberação emocional

Gary Craig o explica de uma maneira muito simples dizendo: estas técnicas são uma versão emocional de acupuntura sem a utilização de agulhas. Em vez de utilizar agulhas, se estimulam os pontos dos meridianos tocando com os dedos. Tocar significa golpezinhos com os dedos para estimular os meridianos. A força do toque não deve ser extremamente forte, mas sim de uma maneira que se sinta confortável.

Estimulando certos pontos energéticos a pessoa se conecta com seu problema e se começa a tocar. Isto permite que a pessoa libere as emoções negativas ou a dor que está padecendo. Em outras palavras, este toque produz uma harmonização da energia corporal.

As Técnicas de Liberação Emocional (EFT) estabelece: “A causa de todas as emoções negativas é uma desarmonização do sistema energético do corpo.”

Devido a que as doenças e as dores físicas obviamente estão conectadas com nossas emoções, a seguinte afirmação é provada como verdadeira: “Nossas emoções negativas não resolvidas são o maior contribuinte da maioria de nossas doenças e dores.”

Este enfoque foi estabelecido por Albert Einstein, 1920. Disse que tudo (incluindo nossos corpos) é composto de energia. Estas idéias foram ignoradas pela medicina tradicional e por isso as Técnicas para a Liberação Emocional (EFT) funcionam onde mais nada pode se fazer.

Possíveis limitações: A EFT não é perfeita, mas pode se utilizar como uma alternativa onde nada tradicional funcionou. A idéia é integrar EFT a um tratamento tradicional e acelerar os processos de cura.

Conclusão

EFT é muito efetiva, reduz ou elimina problemas menores físicos como dor de cabeça, resfriados ou dores do corpo. Utilizou-se efetivamente para melhorar a performance com esportes, artes, vendas, negócios e lhe deu muito enfoque para ser utilizado em todo tipo de adições especialmente para emagrecer, deixar de fumar e outras mais.

As Técnicas de Liberação Emocional pode utilizar-se efetivamente em:

- Adições à comida, cigarros, álcool ou droga
- Alergias
- Bronca
- Ansiedade
- Emagrecer
- Dificuldades respiratórias
- Depressão
- Anorexia
- Medos e fobias
- Perda e dor emocional
- Insônia
- Culpa
- Abuso emocional e físico
- Dor
- Traumas


 VÍDEO: O que é Técnica de Liberação Emocional?



EFT - O caminho secreto para a abundância

O bater na zona temporal é uma técnica muito antiga que era usada originalmente no Oriente para controlar a dor, mas é muito efetiva também para romper com os velhos hábitos e, simultaneamente, instalar novos.

Estas batidinhas ao redor do osso temporal – começando nas temporas e caminhando ao redor da orelha – faz com que o cérebro torne-se mais receptivo a novos aprendizados enquanto suspende temporariamente a entrada de informações sensoriais.

Estas batidinhas também sedam o meridiano chamado de Triplo Aquecedor porque vamos bater sobre ele, mas fazendo o caminho inverso do seu fluxo natural, e é este meridiano que governa os nossos hábitos. Acalmando, ou sedando, parte do sistema nervoso que se esforça para manter nossos hábitos, podemos instalar com maior facilidade um novo hábito.

Em 1970, o fundador da cinesiologia aplicada, George Goodheart, descobriu que ao bater ao longo da linha de sutura craniana que começa entre os ossos temporais e esfenóides, podemos mudar, temporariamente, o mecanismo que filtra as informações sensoriais. Sua mente estará especialmente receptiva se você introduz uma auto-sugestão ou uma afirmação falada em voz alta enquanto está dando as batidinhas.

O bater na zona temporal também está sintonizado às diferenças entre os hemisférios esquerdo e direito do córtex cerebral. Como o hemisfério esquerdo é, na maioria das pessoas, mais crítico e cético, as afirmações construídas com uma linguagem negativa está mais de acordo com a forma que ele funciona e é mais provável que assimile.

De forma similar, como o hemisfério direito é mais receptivo a uma entrada de informações favorável, afirmações com uma linguagem positiva devem ser usadas do lado direito. Este padrão é inverso para as pessoas canhotas, e poderão fazer o teste muscular para se certificarem.

Quer atrair prosperidade e sucesso?
Bata Aqui!

Comece identificando um hábito, atitude, ou condição em sua vida que você gostaria de mudar. Então descreva a mudança dentro uma única frase, e declare em voz alta a afirmação no tempo presente como se a condição já existisse.

Por exemplo, você poderia dizer, "Com alegria recebo a abundância em minha vida," ou "Eu já sou próspero."

Uma afirmação pode ser qualquer coisa que você deseje que se torne verdadeiro e operante em sua vida. Pode ser específica, como, "Diariamente faço 5 vendas com facilidade," ou geral, como "Eu sou tranqüilo e centrado mesmo sob pressão."

É importante que as declarações estejam em suas próprias palavras, sua própria linguagem, e alinhadas com seus valores. Para lembrar-se facilmente de sua afirmação, construa uma frase curta e direta ao ponto.

Para executar a técnica do Bater na Zona Temporal, comece batendo no lado direito, na frente do canal da orelha e continue batendo no couro cabeludo para cima e ao redor da extremidade externa da orelha até que você alcance o centro da parte detrás da orelha , no ponto exatamente oposto de onde começou.

Os pontos ativos ficam junto à metade superior da orelha, do centro da frente para o centro atrás. Dê batidas leves mas firmes com as pontas dos 4 dedos de uma das mãos para assegurar-se que todos os pontos ao longo da linha Esfenóide-Temporal (E-T) serão estimulados. Você não precisa bater muito forte, apenas com a firmeza necessária para estimular a energia.

Execute três repetições deste bater com as pontas dos dedos, repetindo sempre sua afirmação. Como os efeitos do Bater na Zona Temporal duram aproximadamente trinta minutos, espere pelo 1 hora antes de repetir o bater com a mesma afirmação.

Repetir várias vezes por dia o procedimento acelera a instalação de um novo comportamento ou novas e atitudes. Quanto mais você *bater* uma afirmação, mais rápido e mais forte será o efeito e mais facilmente seus hábitos mudarão. Escreva sua afirmação para ter certeza que está repetindo exatamente as mesmas palavras a cada repetição do Bater na Zona Temporal.

Isto é muito importante porque a mudança de uma palavra de uma repetição para outra reduz bastante a efetividade do processo. Porém, se você pensar num modo mais apropriado para declarar sua afirmação, escreva a versão nova e use-a no lugar da primeira.

Utilize a técnica separadamente para quantas afirmações quiser.

Recomendo que não assuma mais afirmações do que as que pode trabalhar com a técnica várias vezes no dia e por diversos dias.

Reforço é parte do processo.

Uma vez que sua afirmação tornou-se parte de sua vida, você pode substituí-la por uma nova.

Preste bastante atenção ao que passa por sua mente enquanto estiver dizendo as afirmações.

Por exemplo, se você está declarando, "Diariamente faço 5 vendas com facilidade," e sua mente estiver divagando e pensando "Isto é inútil, eu sei que vou desistir diante da primeira recusa de compra," então sua afirmação não está soando verdadeira para você e precisa ser mudada.

Talvez mudando sua declaração para, "eu tenho capacidade para atingir minha meta em vendas mesmo quando recebo uma recusa," seja mais efetivo. A intenção e o pensamento no que você está focalizando enquanto bate é muito importante, precisam estar ALINHADOS.


Já não é tempo de aumentar o fluxo de dinheiro em sua vida?

As afirmações poderiam ser, por exemplo, "eu sempre faço tudo o que for necessário, estabelecendo um fluxo positivo de dinheiro em minha vida," ou "eu aproveito sabiamente meu tempo ao longo do dia," ou "eu tenho sucesso e abundância."

As possibilidades para afirmações construtivas são infinitas.

O Bater na Zona Temporal já ajudou muitas pessoas a construir confiança, otimismo e auto-estima ao substituir velhos hábitos por um comportamento construtivo. Esta técnica pode ser utilizada em qualquer área de nossa vida pessoal, incluindo a mental, emocional, físico, espiritual, profissional, doméstica e social.

Este é um modo simples mas poderoso para mudar nossos padrões ou hábitos quando só a força de vontade não é bastante.

Focalize em qual área de sua vida você mais quer mudar e crie uma afirmação simples que reflita seus mais altos ideais.

Qual afirmação eu utilizei para trazer mais abundância em minha vida?

"Eu agora me aceito profunda e completamente na presença de outras pessoas."

Você é bem-vindo para experimentá-la, se esta declaração tiver afinidade com você.

Se você achar que a técnica do Bater na Zona Temporal não está funcionando para você, tente mudar o teor da sua afirmação. Lembre-se que é muito importante que a declaração seja confortável para você e reflita claramente suas metas.

Use a linguagem que você está mais familiarizado e palavras que estejam alinhadas com seus valores e sentimentos. Experimente - esta é sua chance para atrair abundância em sua vida, agora mesmo!

O bater na zona temporal

1) identifique algo que você quer mudar em sua vida.

2) crie uma afirmação.

3) bata ao longo do topo da orelha (veja esquema acima) repetindo a afirmação por três vezes.

4) repita várias vezes por dia com um intervalo mínimo de 1 hora.

NT: Se você pensa que esta técnica não pode ser eficaz porque é muito simples e fácil, pergunte-se por que você acredita que para conseguir resultados positivos a técnica precisa ser difícil e complicada. Se você acredita no difícil, esta técnica realmente não é para você!

Esta é uma entre as muitas técnicas Acuterápicas - Terapias Através dos Meridianos de Energia.

Por Gwenn Bonnell - Tradução de Claúdia Giovani

O egoísmo de só doar e não receber - Por André Lima

Os pensamentos e crenças sabotadores são os mais variados possíveis. Muitas vezes eles estão disfarçados de bondade, de pensamentos nobres que nos fazem crescer, quando, na verdade, estão impedindo nosso crescimento e o crescimento de outras pessoas.

Aplicando a EFT, é muito comum detectarmos sentimentos que mostram a dificuldades que muitas pessoas têm em receber. Alguns desses pensamentos são: só é bom doar, doar é nobre, devemos sempre doar, pessoas "espiritualizadas" doam muito, é importante para o nosso crescimento se sacrificar, sempre fazer pelos outros etc.

O problema não está em doar, mas sim no equívoco que é a conclusão oposta de que receber não é nobre, não é bom, não é importante, não é coisa de gente "espiritualizada" e por aí vai. A associação é que já que doar é uma coisa boa então, logicamente, receber não é algo bom.

Esse sentimento muitas vezes está associado ao sentimento de que "eu não mereço", provocando ainda mais prejuízos. Isso cria grandes barreiras para o nosso desenvolvimento. Já atendi várias pessoas com esse padrão de pensamento.

Outro dia, enquanto fazia uma sessão de EFT, a cliente teve a percepção clara de que ela só deveria fazer pelos outros, que isso é que era o mais nobre e o melhor que ela podia fazer, e que para receber ela não seria merecedora. Por isso nos relacionamentos fazia tudo e muito mais do que podia, e ainda não se permitia receber nada de volta. E ainda sentia que não havia feito “o suficiente”.

Isso afetava sua vida conjugal, seus relacionamentos sociais e de trabalho. O pensamento de que tinha que estar disponível para fazer mais e mais era tão intenso que a impedia de crescer profissionalmente já que se isso acontecesse, sobraria menos tempo para se dedicar a outras pessoas.

Sentia que se crescesse e fosse mais bem sucedida e independente, perderia o que de mais nobre tinha que era esse propósito de fazer mais e mais pelos outros. Pensamentos do tipo "pessoas bem sucedidas são egoístas", "deixar de cuidar dos outros para cuidar do meu progresso é egoísmo".

A pessoa se acha muito bondosa porque só gosta de fazer pelos outros e porque não aceita nada de ninguém. Conclui que isso é nobre, que faz crescer espiritualmente.

No entanto, quando ela não se permite receber, ela está impedindo que outras pessoas exerçam a nobre ação de doar. Estão impedindo o crescimento dos outros, e isso é egoísmo.

Falar isso durante o processo da EFT enquanto estamos estimulando os pontos energéticos, muitas vezes, traz uma compreensão mais profunda de que, tão importante quanto doar é receber. Na verdade, a troca é que é importante. Não vamos necessariamente receber de quem estamos doando, mas devemos estar abertos para receber dessas pessoas, ou mesmo de outras, pela quais nada fizemos.

Podemos fazer várias frases de preparação com a EFT para eliminar crenças com relação à dificuldade em receber:

"Embora eu sinta que não é bom receber, eu me aceito profunda e completamente..."

"Embora eu não me sinta bem recebendo..."

"Embora receber não pareça algo nobre"... "

"Embora eu tenha dificuldade em receber..."

"Embora eu ache que só posso doar..."

"Embora eu sinta que tem algo errado em receber..."

"Embora eu ache que não mereço receber"

"Embora eu me sinta constrangido em receber..."

"Embora receber não pareça algo de alguém espiritualizado"

"Embora eu ache que receber é egoísmo"

"Embora eu não ache que receber é algo importante"

"Embora eu não me permita receber..."

"Embora eu não queira receber..."

Elimine essas barreiras com a EFT e pratique o receber sem resistências.

Quando algo de bom chegar pra você, apenas aceite sem julgar “se mereceu”, se “fez por onde”, se foi fácil demais. Receba um elogio e diga apenas “obrigado”. Não fique se sentindo que deve retribuir logo fazendo outro elogio à pessoa.

André Lima - http://www.eftbr.com.br
VÍDEOS

EFT Acupuntura sem agulhas para o seu problema


EFT - Diminua sua Resistência


Brad Yates - maestro de EFT

Brad se considera um Catalizador da Evolução. Ele se sente abençoado por ser internacionalmente conhecido por sua maneira criativa e, muitas vezes divertida, de utilizar o Emotional Freedom Techniques® (EFT). Ele foi treinado e certificado no respeitado Hypnosis Motivation Institute em Tarzana, CA, onde trabalhou na sua equipe. Combinando sua experiência com treinamento em psicologia energética e várias escolas de pensamento na área do crescimento pessoal e realização; ele é coach para grupos e indivíduos, para alcançar maior sucesso, saúde e felicidade nas suas vidas.

Brad Yates tem tido o privilégio e prazer de trabalhar com um grupo variado de clientes, desde CEOs à profissionais e atletas do NCAA, de quiropráticos e psiquiatras a advogados de corporações e federais, de atores ganhadores de prêmios a residentes de programas sociais, aos homens e mulheres sem-teto em Santa Monica. Durante vários anos ele deu classes semanais utilizando EFT e visualização guiada na ‘Sacramento Drug Court’ (Corte Judicial de Drogas). Ele também tem sido apresentador em um grande número de eventos, incluindo várias Conferências Internacionais de Psicologia Energética e na ‘Walk On Water (WOW) Fest’ (Festival Andando sobre as Águas) em Los Angeles. Ele apresentou-se no evento de Jack Canfield, Breakthrough to Success (Rompendo barreiras para o Sucesso), e tem feito teleseminários com estrelas do “The Secret” (O Segredo), como Bob Doyle e Dr. Joe Vitale.

Fonte: Eu Sou Agora

VIDEOS:

Brad Yates
Assumindo que as Coisas estão Maravilhosas!


(caso a legenda não apareça, ative clicando no botão "ativar legendas" na barra do vídeo)

Medo Financeiro

Preocupação e Estresse por não ter o suficiente


(caso a legenda não apareça, ative clicando no botão "ativar legendas" na barra do vídeo)

Rotulando os outros (tem que assistir no youtube)

Você é Magnífico!  (tem que assistir no youtube)

Tapping para um Fantástico Ano Novo   (tem que assistir no youtube)

A Importância do Desapego - EFT - Andre Lima

O apego é uma forma de dependência emocional e acaba sempre levando ao sofrimento.

Apego aos filhos, a profissão, a alguma situação de vida, a um relacionamento, a resolução de algum problema...

Quanto maior o apego, maior a ansiedade e a necessidade de controlar as pessoas e situações para que possamos ter uma temporária sensação de paz, satisfação ou felicidade.

É na verdade uma prisão emocional.
O nosso bem estar deixa de ficar nas nossas mãos.

O apego é visto muitas vezes como algo positivo, como se fosse sinal de cuidado.

A preocupação com alguma situação é uma manifestação do apego.

Tem gente que não se permite relaxar diante de algo que ainda não foi resolvido porque acha que isso seria uma forma de desleixo, e assim não consegue se desapegar.

Desapego é diferente de desinteresse ou de "não estar nem aí". Se desapegar significa ficar em paz, mesmo enquanto acontece algo que desejaríamos que fosse diferente ou enquanto algo não foi resolvido. É o abrir mão de controlar as situações da vida, as quais não temos realmente nenhum controle mas agimos como se tivéssemos.

Podemos permanecer cuidadosos, porém, sem qualquer tipo de apego.

Quando aplicamos EFT dissolvemos as preocupações, e a necessidade de controle.

Assim ficamos em paz independente dos resultados externos.

O mais interessante é que, quanto maior o desapego, mais as coisas tendem a funcionar bem.

A energia do apego acaba atrapalhando relacionamentos e afastando as pessoas.

Quem se comporta dessa forma sofre mais rejeição.

O apego atrapalha também a resolução de situações.

Talvez já tenha acontecido em algum momento da sua vida o seguinte.

Você se preocupa muito com alguma coisa, deixa de dormir, faz de tudo, e nada se resolve.

Depois, cansado de sofrer, você simplesmente deixa de se preocupar com a situação, relaxa e entrega.

O que tiver que ser, será.

Nesse momento, sua paz interior não mais depende do resultado, pois você agora já está em paz.

E depois desse relaxamento, a situação acaba se resolvendo.

Será coincidência?

Eu acredito que não.

As coisas vem com menos esforço quando já estamos em paz.

Nesse estado de desapego é mais fácil ter idéias e tomar iniciativas.

A motivação não está mais ligada a sentimentos negativos. Assim a ação é livre de tensões e por isso se torna mais eficiente.

Quem estuda e pratica a lei da atração deve estar familiarizado com os seguintes passos:

1 - Visualizar aquilo que se deseja como se já fizesse parte da sua realidade.

2 - Gerar sentimentos positivos em torno da visualização como se já estivesse usufruindo dos resultados agora.

3 - Entregar os resultados, ou seja, desapegar 100% se vai acontecer ou não, e ficar em paz.

Este último passo pode parecer confuso para alguns, mas é muito importante.

O que está por trás disso é a sabedoria de que nossa paz interior e felicidade não deve depender de situações externas, e que quanto mais felizes somos no presente, mais conseguiremos realizar nossos desejos sem esforço.

Os desejos deixam de ser "necessidades".

Se tornam apenas como um jogo, uma brincadeira, sem tensão, dependência ou medo.

Pela lei da atração, atraímos aquilo que sentimos.

A vibração da necessidade de que aconteça uma determinada coisa é uma vibração de escassez, de que falta algo. Então a tendência é atrairmos mais escassez, o que acaba afastando aquilo que desejamos.

Nos relacionamentos, o apego é interpretado por muitos como um sinal de amor e cuidado pelo outro. Mas o que acaba ocorrendo é um jogo de manipulação devido a essa dependência emocional. Existe sempre muito medo inconsciente por trás desse jogo. O sofrimento vem mais hora menos hora pois não é possível controlar os pensamentos, sentimentos e atitudes de outras pessoas.

Quando nos desapegamos dos nossos relacionamentos, ficamos mais seguros e acabamos transmitindo isso, o que nos torna pessoas mais interessantes. O outro lado se sente mais atraído.

----------------------------------------------------------------------------

Nota: Você entenderá melhor esse texto se já tiver lido o manual da EFT. Para receber o manual criado por mim, sem custos acesse:  http://www.eftbr.com.br  e clique no banner para receber o manual.  Assim você poderá aprender o básico e começar a se beneficiar da técnica.

Andre Lima

Fonte primária: http://www.eftbr.com.br/
Fonte secundária: De Coração a Coração
Veja mais Artigos Aqui