sábado, 22 de agosto de 2015

7 DICAS PARA ESCUTAR O CORAÇÃO




Algumas pessoas têm me perguntado como fazer para escutar a voz interior. Querem saber como fazer para estabelecer o mesmo diálogo que eu venho estabelecendo.

Vou dar aqui as minhas dicas, considerando como base o meu processo. Lembrando que o caminho é individual e que cada um de nós é um mundo. Você deve criar o seu próprio processo, mas essas dicas podem te ajudar.

1 - Pare de buscar a resposta fora

Permita-se acreditar que você tem todas as respostas às suas dúvidas. Você não precisa de mestres, não precisa de livros, não precisa de cursos. Você pode utilizar todos eles e eles são extremamente úteis. Mas não são necessários. Você carrega dentro de você, o acesso a todo a sabedoria que precisa para seguir o seu caminho.

2 - Pergunte para si mesmo

Faça a pergunta para si mesmo, como se dentro de você tivesse um mestre pronto para responder a qualquer pergunta que fizer. “O que eu posso fazer para resolver xxx”, “Quem devo procurar?”, “Devo aceitar essa proposta?”.

3 - Invente a resposta

Algumas vezes, a resposta vem automaticamente, no mesmo instante em que a pergunta é formulada. Outras vezes, é preciso estimular a resposta. Esse é estímulo pode ser inventar a resposta. Quando você inventa, você não está usando a mente. Essa resposta inventada vem do coração. É do coração que vem a criação, não da razão. A razão não consegue inventar. Ela é limitada.

4 - Acredite na resposta

Você vai escutar um palpite e vai duvidar. Vai pensar: “será que é isso mesmo?”, “será que não estou viajando?”, “será que é possível?”. Corte o “será”. O será é a sua mente racional querendo assumir o controle. Permita-se acreditar na resposta. Acredite que a resposta que você pensou é a resposta do seu mestre interior, do seu coração.

5  - Sinta a resposta

Depois de acreditar que o palpite que veio pode ser a resposta, você pode sentir para ganhar convicção. É normal continuar duvidando de si, mesmo depois de acreditar que pode ser verdade. Então, você precisa sentir a resposta para fazê-la ganhar força. Pense nela por alguns instantes e deixe espaço para ela reverberar. Se for a verdade, você vai sentir uma certeza dentro do coração. Fisicamente. No peito mesmo. Você vai sentir a convicção sair de dentro do seu peito.

6 - Não pergunte “Como”

O “como” é uma barreira. Quando perguntamos “como” automaticamente subimos um muro. Partimos do princípio de que não sabemos e não é possível. Troque o “como” por “o que vou fazer”. Quando você usa “o que vou fazer”, a resposta vem em forma de verbo. E o verbo traz consigo a ação. E ação é tudo o que precisamos.

7 - Estabeleça um processo seu

Cada um de nós é um mundo completamente diferente. Somos cheios de complexidades e com milhões de variáveis. Cada um deve criar suas próprias conexões e estabelecer seu próprio caminho e desenvolver seu próprio método.

Por exemplo, no meu caso, eu me sento ao computador, escrevo a pergunta e logo escrevo a resposta. Algumas vezes, não preciso escrever nada. Sento, respiro fundo e faço a pergunta. Na expiração ela vem.

Desde o meu despertar que relato no livro 11 Dias de Despertar, tenho conhecido muitas pessoas despertas e que estabelecem o mesmo diálogo. Cada uma tem um processo diferente. Algumas ouvem a voz na frente da testa, outras atrás da cabeça, algumas pessoas enxergam imagens se formando com os olhos abertos, outras fecham os olhos e vêem tudo.

Encontre o seu processo. Desenvolva a sua ferramenta. Mas acredite que tudo isso é real. Não duvide de si. Você passou a vida toda duvidando de si e da resposta que ouviu. Agora é hora de voltar a acreditar. Seu coração está ansioso. Ao ler esse texto, ele vibra. Porque sabe que está chegando a hora dele ser escutado novamente. Acredite. Tudo isso é real.

Autor: Gustavo Tanaka - Autor de "11 Dias de Despertar"

Veja mais Artigos Aqui